quinta-feira, 18 de julho de 2013

Alcochete, só noutra encarnação

Sérgio Monteiro, o defensor público das PPP

Novo Aeroporto de Lisboa finalmente caiu!
Chegou de metropolitano, cuja ligação ao aeroporto de Lisboa começou a funcionar há precisamente um ano, para inaugurar o novo terminal internacional e de transferência de passageiros. Na manhã desta quarta-feira, o secretário de Estado dos Transportes, Sérgio Monteiro, visitou aquele que, como fez questão de sublinhar, “é o novo aeroporto de Lisboa”, rejeitando totalmente a necessidade de construir um novo aeroporto no curto prazo. Público, 17/7/2013.
A inauguração, em setembro de 2011, do novo complexo de Carga do Aeroporto de Lisboa, e a inauguração esta semana do Novo Terminal Internacional e de Transferência no mesmo aeroporto, é a prova provada das mentiras técnicas com que o poder político corrupto deste país nos inundou de fantasias que acabaram em bancarrota.

Depois de centenas de milhões de euros atirados ao lixo, e muitos milhões de euros capturados a título de comissões e estudos da treta pelo Bloco Central da Corrupção, o NAL (Novo Aeroporto de Lisboa) previsto para a Ota foi abandonado, o NAL de Alcochete, mais a fantástica cidade aeroportuária do adiantado Mateus, que sucederiam à derrota pública da opção Ota, são agora, por fim, adiados para as calendas gregas. E até a pista suplementar do Montijo, como opção de complementaridade da Portela, em caso de emergência ou dum improvável crescimento do tráfego no velho, seguro e muito conveniente Aeroporto de Lisboa, permanecerá em banho-maria. 

Depois do colapso do Lehman Brothers, em 2008, e sobretudo depois de a Troika ter iniciado o processo de resgate da bancarrota iminente do país, estes investimentos sem sentido, da insaciável máquina devorista que capturou a democracia, os partidos e os sucessivos governos, ficaram comprometidos.



A racionalidade dos mercados acabou por triunfar, dando razão plena a quem desde 2005 se vem opondo às sucessivas vagas de estudos pseudo técnicos de especialistas sem vergonha e decisões políticas comprometidas com os devoristas e os rendeiros piratas do regime. Foi preciso chegarmos à insolvência e à pré-bancarrota, foi preciso, até, uma crise política tão grave como a que está em marcha, para que fantasias populistas como a do inadiável NAL caíssem de vez.

Dos políticos corruptos, aos devoristas e opinocratas imbecilizados do regime, houve quase sempre uma conspiração silenciosa a favor do NAL desviando as atenções, nomeadamente dos populistas autarcas da Margem Sul, para o maldito TGV — uma quimera inventada pela classe política e pelos média mas que nunca existiu nos planos da Comissão Europeia. Existiu, sim, e continua a existir, uma prioridade à criação de redes de transporte interoperáveis, eficientes e sustentáveis do ponto de vista ambiental, da qual fazem parte, precisamente, portos e sistemas ferroviários coerentes (UIC), nomeadamente no uso de uma única bitola (distância entre carris) e sistemas de alimentação e sinalização compatíveis — a famosa ‘bitola europeia’.

Governo pressionado a concretizar compra de três dos doze aviões encomendados à Airbus A350-900
O secretário de Estado das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, Sérgio Monteiro, reiterou esta quinta que o processo de privatização da TAP ainda não foi “formalmente reiniciado” mas garantiu que o Governo mantém a intenção de “encontrar um parceiro privado” para a transportadora aérea. [...]

[...] “A privatização é uma necessidade para a empresa”, defendeu Sérgio Monteiro, acrescentando que a TAP “precisa de renovar a sua frota e aproveitar sinergias com outras companhias”. “Há um mercado potencial que não está a ser aproveitado”, disse o responsável. Negócios, 18/7/2013.

Depois de um ano em que acrescentou três novos destinos à operação, a TAP está a preparar o reforço do longo curso, o que implicará a compra de até três novos aviões. Uma estratégia para implementar nos próximos três anos e que consta do relatório e contas da TAP SA a que o Diário Económico teve acesso. Económico, 16/7/2013.

O BPI estima que o banco liderado por Ricardo Salgado tenha obtido resultados líquidos negativos de 71 milhões de euros, entre Abril e Junho. Negócios, 18/7/2013.
A TAP é provavelmente a maior mala diplomática segura do regime, bem como dos regimes amigos de Portugal, nomeadamente Angola e Brasil. Capisce?!

O poder político tem feito tudo para evitar a privatização da TAP, o que seria até louvável se tivesse, ao mesmo tempo, procedido a uma reestruturação dolorosa, mas estratégica da empresa (como vimos propondo há anos). No entanto, a TAP, sempre protegida pela obscura Parpública, é uma fonte de rendimentos obscuros infindáveis, pelo que também este governo chefiado por mais um Jota que nunca trabalhou na vida (tal como Sócrates) continua a fazer o que o BES e companhia lhe mandam.

Lista de encomendas da Airbus (documento oficial da empresa)
Todos escondem esta notícia (incluindo as catatuas parlamentares). 

O  BES é intermediário financeiro, com o Credit Suisse, da encomenda firme de doze aviões Airbus A350-900, a qual continua escancarada no Excel da Airbus. Não por acaso o Económico anunciou há dias que a TAP estaria a pensar comprar três aviões. A pensar?! Mas estão encomendados, e que eu saiba, nem Passos Coelho, nem o senhor Seguro, disseram até agora ao país depenado que governam e desgovernam, o que pensam fazer desta encomenda no valor de mais de DOIS MIL E QUINHENTOS MILHÕES DE EUROS!!!

Querem cortar 4,7 mil milhões de euros? Que tal começar por fechar o Banif e passar a posição de compra dos famosos A350-900 pela TAP a um interessado novo-rico que esteja no fim da lista de espera?

António Cerveira Pinto 

Última atualização: 19/7/2013, 12:00 WET 

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