quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Angola, cuidado!

Isabel dos Santos e o seu pai não estão a perceber os perigos.
Foto: Quintiliano Santos/Novo Jornal/Arquivo
Copiar as monarquias corruptas do petróleo não é boa ideia...

“Em Janeiro, a revista Forbes considerou Isabel dos Santos, a filha mais velha do Presidente angolano José Eduardo dos Santos, como a mulher mais rica de África. Agora, publicou uma investigação em que clarifica a origem da sua fortuna: vem de ficar com uma parte de empresas que querem estabelecer-se em Angola ou da providencial assinatura do pai numa lei ou decreto.

[...]A revista norte-americana diz claramente que a história de Isabel dos Santos, a milionária de 3000 milhões de dólares no país onde 70% dos habitantes vivem com menos de 2 dólares por dia,“é uma rara janela para a mesma trágica narrativa cleptocrática em que ficam presos muitos outros países ricos em recursos naturais”.” Público, 14/08/2013 - 20:27 WET (actualizado às 21:26) 

Os pecados capitais do MPLA —ter assassinado Savimbi, ter-se mantido até hoje numa posição ambígua face ao Ocidente (continuando a namorar com a China e com a Rússia), e ter mantido o povo angolano na mais escandalosa pobreza e a economia do país num caos indescritível— poderão custar a Isabel dos Santos e ao mundo que representa um destino inesperado.

O mundo não está para brincadeiras. Quando vi o Kadafi e as suas amazonas acamparem no Forte de São Julião, junto à minha querida praia de Carcavelos, estava longe de imaginar que o seu fim estaria tão perto...

Esta senhora e o seu pai precisam de melhores conselheiros. Não sei, porém, se ainda irão a tempo :(


António Cerveira Pinto 

Sem comentários:

Enviar um comentário